16/11/2012

Trabalhando a escrita

 Considere aqui a palavra BODE, por ser uma palavra simples, por eles serem da zona rural e conhecerem bem a criação do animal.
Alunos com Dificuldade / Leitura e Escrita Sugestão de Aula

  • Ilustre a palavra e cole no quadro , dando destaque às famílias silábicas que serão trabalhadas ( importante que eles reconheçam as vogais e encontros vocálicos)
  • Peça que formulem frases com a palavra destacada e vá escrevendo no quadro... 
Meus alunos por exemplo diziam:
  1. José é tem um bode.
  2. O bode é um animal médio.
  3. A carne de bode é uma delícia.
  4. Peça que identifiquem a palavra BODE em cada uma das frases escritas( não importa que não consigam ler toda a frase, o que importa é mesmo a palavra).
  5. Apresente a família silábica do B e do D
  6. BA- BE- BI-BO-BU
    DA-DE-DI-DO-DU
    • Entregue a cada aluno fichas com as sílabas das famílias estudadas e vogais.
    • Peça que em grupo ou individualmente formem novas palavras e copiem no caderno fazendo uma lista.
    Ex: DEDO- BIDU-DIA-BIA-BOI-BIBI.
    • Apresente uma atividade de ditado mudo ou auto ditado com palavras formadas a partir das sílabas destacas 
    • Fonte: http://gibarbosa1.blogspot.com.br/2012/03/alunos-com-dificuldade-leitura-e.html