06/12/2015

FERRAMENTA PEDAGÓGICA


Hoje em dia somos bombardeados de informações e de atrativos visuais, e nossos alunos não são diferentes, eles captam mais informações e percebem muito mais coisa.
Não seria surpresa que a sala de aula não é mais ou nunca foi um lugar tão bom assim como uma tela de televisão ou de computador.
Devido a essas mídias fazerem tanto sucesso, tenho revisto minhas opiniões e planejamento de aula diariamente pois competir com mídia fica difícil, ser criativa todos os dias, quase impossível, mas reinventar e procurar aliados ou até ajudinhas extras pode ser uma boa ideia.
Então utilizar as ferramentas de mídia ao meu favor foi e está sendo meu foco, para proporcionar uma aprendizagem com mais qualidade.
Jogos virtuais, as crianças já nascem sabendo mexer em todos os recursos de mídia é impressionante, onde demoramos para entender eles com os dedinhos do tamanho do botão já apertam e tudo funciona. Pois bem resolvi então, analisar os jogos e planejar aulas voltadas para o conteúdo de sala de aula com o recurso do jogo do momento MINECRAFT.
Esse jogo de fama absurdamente incrível será a minha ferramenta pedagógica para proporcionar um aprendizado nas áreas de; Português, Matemática, Geografia, Ciência, Religião.
Voltado para o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, com diferentes conteúdos.
Conteúdos: Escrita e oralidade, Leitura, Interpretação, Grandezas e Medidas, Cálculos,  Espaço, Localização, Cartografia, Tipos de Moradias, Tipos de Relevos, Reações climáticas, Animais, Amizade.
É uma gama enorme de conteúdos a serem trabalhados, com o auxilio dessa ferramenta jogo MINECRAFT. Podem realizar pesquisas, aulas na sala de aula e depois como concretização da aprendizagem construir com base nas pesquisas e informações um cenário no jogo, em vez de pedir uma maquete, o aluno realiza individual ou em grupo o cenário com todas as informações que foram estudadas, depois apresenta para os colegas.
Objetivo geral para o planejamento;
Estimular a criatividade, curiosidade, imaginação, diferentes linguagens, exploração dos ambientes e conceitos matemáticos.
Objetivos específicos:
1) Incentivar a construção e a correção do erro;
2) Proporcionar o uso das diferentes linguagem, escrita, oral e leitura, durante a construção;
3)Incentivar a escrita de diálogos entre os personagens do jogo;
4)Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora do jogo;
5)Possibilita a exploração dos diferentes ambientes, assim como reconhecer os tipos de moradia, terreno e clima;
6)Compreender que as medidas e grandezas, envolvem comparação, equivalência, identificação, espaço;
7)Observar diferenças de cartografia e espaço, percepção de localização;
8) Reconhecer a moradia como um espaço familiar;
9) Estabelecer relação de laços familiares entre os personagens;
10) Proporcionar a criatividades e sua ligação com as diversas áreas de estudo, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar.
                                                ****GretaPascali/Pedagoga****

Nenhum comentário:

Postar um comentário